Como limpar a cozinha

A cozinha é dos espaços da casa mais utilizados. No fundo, é quase o coração de um lar, onde todos se encontram e conversam, enquanto partilham uma refeição. Contudo, é também um local onde é fácil a sujidade e as bactérias acumularem-se.

Afinal, é na cozinha que se fazem as refeições, que se lava a louça, onde se guarda o lixo, e onde se come. Como tal, as preocupações com a sua limpeza têm de ser diárias.

Você não quererá na sua cozinha germes, maus cheiros ou quaisquer outros resíduos. Neste artigo iremos explicar alguns cuidados que deve ter na hora de limpar a sua cozinha.

Como limpar a cozinha

Passo a Passo

Passo nº1
A tábua de cortar é sempre um objeto que facilmente ganha bactérias. Assim, deve ter os seguintes cuidados: ter duas tábuas de cortar, uma para as proteínas (peixe e carne) e outra para frutas e vegetais. Além disso, uma vez por semana deverá desinfetá-la com lixívia.

Passo nº2
A limpeza do frigorífico é essencial, e não deve ser descurada. Assim, deve limpá-lo uma vez por semana. Quanto ao congelador, deve ser limpo pelo menos duas vezes por mês. Cuidado com aquilo que usa para o limpar, para não danificar o seu revestimento de esmalte. Uma dica: para eliminar os maus cheiros coloque um limão cortado ao meio dentro do frigorífico durante algumas horas.

Passo nº3
A banca da cozinha, onde é feito quase tudo para cozinhar, deve ser cuidadosamente limpa diariamente, no final de cada tarefa. No final do dia, deve passar um desinfetante, que poderá ser lixívia.

Passo nº4
A esponja que usa para lavar a sua louça deve ser desinfetada frequentemente. Assim, 2 a 3 vezes por semana, mergulhe a esponja em água com lixívia durante alguns minutos, deixando depois a secar.

Passo nº5
Normalmente os panos da cozinha estão arrumados todos juntos. Contudo, é bom separá-los, colocando num local os panos de limpeza, e noutro, os panos da loiça.

Passo nº6
Na limpeza do fogão ou da placa, use apenas um pano ou uma esponja molhada. Se quiser usar algum produto, utilize apenas sabão neutro, ou então, bicarbonato de sódio na água.

Passo nº7
A arrumação e a organização são essenciais numa cozinha. Por isso, mantenha sempre tudo arrumado nos seus devidos locais e não deixe a louça suja acumular-se.

Passo nº8
Limpe todos os dias o chão da cozinha, e limpe o pó pelo menos uma vez por semana. E não se esqueça por cima dos móveis. Normalmente são negligenciados, ficando a sua cozinha com uma fonte permanente de lixo.

Partilhar