Cortinas para Quarto

As cortinas são imprescindíveis na decoração de um quarto, pois além da sua função decorativa (sendo muitas vezes usadas como base para toda a decoração) têm ainda o principal objectivo de controlar a luz natural que entra no quarto e tudo aquilo que se vê do lado de fora do mesmo. Uma das funções que as cortinas têm e raramente é evidenciado é o facto de estas terem a capacidade de “aquecer” o ambiente, embelezando o espaço e criando um clima de aconchego que todos vão querer usufruir.

A escolha acertada do tipo de cortinas a usar no seu quarto é fundamental para conseguir atingir os objectivos que lhe interessam. Em primeiro lugar é importante enquadrar as próprias cortinas na restante decoração (caso esta já esteja pronta), depois a escolha adequada do tipo de tecido, do recorte do mesmo e ainda da sua cor é essencial para que todo o ambiente fique harmonioso e com um toque suave.

as cortinas quarto

Escolher a forma das cortinas, o tecido usado e a cor das mesmas é a primeira tarefa. Se a sua decoração já tiver completa, faça a sua escolha de forma a não evidenciar demasiado a própria cortina, mas para que esta não tenha um papel desinteressante. Enquadre a própria com a restante decoração, criando um ambiente apelativo e sempre com a intenção de transparecer luz e não deixar que o exterior veja o interior do quarto, já que a privacidade é um dos factores mais importantes para quem utiliza cortinas no quarto.

as cortinas quarto 1

as cortinas quarto 2

A cor e o tecido das mesmas deve ser muito bem pensado, já que uma cor subtil e um tecido suave criam um ambiente caloroso e subtil, enquanto que a escolha de tecidos e cores demasiado berrantes tem o efeito completamente contrário: chamando muito mais a atenção para a própria cortina do que para o restante quarto.

as cortinas quarto 3

Por último, mas não menos importante, decida o tipo de finalidade que quer que as suas cortinas tenham, isto é, se o seu objectivo é deixar que a luz natural entre no quarto, então o tecido não pode ser demasiado opaco e escuro, enquanto que se desejar que se transformem numa autêntica barreira, então deverá optar por tecidos bastante grossos e completamente opacos.

Partilhar

Deixe aqui o seu comentário