Móveis de Madeira

Numa época em que mobilar uma casa é cada vez mais fácil devido às grandes cadeias de lojas de decoração, os móveis de madeira ficaram um pouco “esquecidos”. Claro que ainda se vendem móveis de madeira, mas a qualidade da produção em massa não se iguala a um verdadeiro móvel de madeira feito por um bom profissional.

Mandar fazer um móvel por medida, por exemplo, pode ser uma opção dispendiosa, mas será certamente uma boa escolha se procura ter uma peça única e de verdadeira qualidade. Para conseguir ter exatamente o que procura deve começar por tirar medidas ao local onde pretende colocar o móvel. Depois faça um esboço do que procura. Não precisa ser um desenho perfeito, mas apenas um esquema do que tem em mente com as medidas correspondentes a cada parte. Faça algumas notas laterais se achar necessário.

moveis de madeira

moveis de madeira 1

moveis de madeira 2

Depois, pense se quer todos os compartimentos do móvel fechados com portas maciças ou se alguns terão portas de vidro ou se terá algumas prateleiras abertas. O vidro será transparente ou baço? Pense no que pretende colocar dentro do móvel e decida se será algo que se deva ver do exterior. Depois é necessário pensar no estilo do móvel e nos acabamentos do mesmo. Quer que seja um móvel simples, clássico, com ou sem efeitos? Quanto a este ponto pense apenas, pois dependendo do artesão ele terá estilos pré definidos dos quais poderá escolher o que mais lhe agrada.

Por último, é preciso pensar no tipo de madeira. Móveis mais escuros fazem o ambiente mais sério/sóbrio e transmitem um sentimento mais forte. Já os móveis de madeira mais clara são mais leves e adequados, por exemplo, a quartos de jovens. Terá ainda a hipótese de pintar o móvel com uma cor sólida. Uma das cores mais bonitas para pintar móveis é o branco pois é uma cor fresca e que não pesa muito na decoração.

Partilhar

Deixe aqui o seu comentário