Onde colocar os Electrodomésticos

Onde colocar os ElectrodomésticosEscolher o local certo para cada electrodoméstico torna mais funcional a cozinha, facilitando assim a realização das tarefas culinárias.

Mover-se Com Facilidade

A cozinha é uma das zonas da casa onde passamos mais tempo, seja a preparar as refeições ou a comer. Por essa razão é importante que seja atraente, para que dê vontade de lá estar, mas também que seja prática e funcional, permitindo uma fácil circulação.

Ao encomendar uma cozinha ao fabricante deve decidir primeiro onde vai colocar os diferentes electrodomésticos e só depois dar ordem para montar os armários e decidir os restantes pormenores da decoração.

Crie Zonas Distintas

O segredo para uma cozinha onde tudo corre sobre rodas é agrupar os electrodomésticos segundo as funções que desempenham. Deve reservar-se uma zona para a confecção dos alimentos, onde será colocada a placa e o fono, que pode ficar junto ao microondas, para poupar espaço, e o exaustor.

Noutro sector distinto ficará a zona de lavagens, com o lava-loiças e as máquinas de lavar loiça e roupa. A despensa deve estar perto do frigorífico. Os especialistas aconselham a criação de uma zona triangular de trabalho, com vértices para as três zonas distintas, de modo a que a secção da preparação dos alimentos fique no centro, o que fará com que se perca menos tempo na realização das tarefas.

Espaço para os electrodomésticos pequenos

Entre a zona onde se cozinha e aquela onde se fazem as lavagens deve existir uma distância de, pelo menos, 50cm para evitar que saltem pingos de água para cima da placa, mas também que salpicos a ferver queimem quem está a lavar loiça. É importante que o frigorífico fique bastante afastado do fogão pois o calor é prejudicial ao seu funcionamento.

Há ainda que contar com espaço para os pequenos electrodomésticos que temos de ter sempre à mão, como torradeira, máquina de sumos, de café. Certifique-se que é criada uma bancada ou prateleiras específicamente para esse efeito.

Ligados à corrente

Essenciais numa cozinha são as tomadas eléctricas. Cada electrodoméstico de grande porte, como o frigorífico, o fogão, a máquina de lavar-loiça e roupa, ou o secador, deve ter a sua própria tomada com ligação à terra.

Também o microondas e a cafeteira devem ter uma tomada exclusiva. Para os outros pequenos aparelhos podem instalar-se uma ou duas tomadas que, com a ajuda de triplas, serão de uso comum.

Partilhar