Quartos vintage

Para fazer uma verdadeira decoração vintage é preciso tem algumas peças de época. E hoje em dia é muito fácil encontrar em leilões ou em lojas de móveis em segunda mão autênticas relíquias de épocas passadas.

É preciso também notar que o termo vintage se aplica a muita coisa, podendo incluir os mais diversos estilos. Por exemplo, existem uma enorme diferença entre a decoração dos anos 20 para a decoração dos anos 70, pelo que dependerá também do seu gosto.

Quais as peças chave de um quarto vintage?

Algo transcendente a quase todas as épocas do século passado é o papel de parede. Quase todas as casas antigas eram revestidas com os mais diversos padrões, o que, além de dar mais cor ao quarto, também são por norma mais aconchegantes. Nas paredes poderá ainda colocar algumas molduras com fotografias a preto e branco.

Quartos vintage

Quartos vintage

A peça de mobília mais importante é a cama, que deverá certamente ser emblemática do estilo escolhido. Poderá optar por uma cama de madeira com bastantes trabalhados e uma pintura propositadamente “envelhecida” ou então pelas famosas camas de ferro que têm a desvantagem de fazer algum barulho.

Quartos vintage

Quando às “roupas” do quarto, ou seja, a colcha, os cortinados e o tapete, vão essencialmente depender da época que pretende representar. Nas épocas mais requintadas são mais evidentes os tons nude e nas épocas em que a música e os jovens dominavam o mundo todas as cores eram aceitáveis – quanto mais, melhor.

Devo combinar estilos?

Por último, gostaríamos de esclarecer um ponto que ainda deixa muitas dúvidas. Será que ao fazer uma decoração vintage no quarto não posso por peças modernas ou de estilos diferentes? Obviamente que sim! Claro que não irá por cada peça num estilo diferente, mas poderá certamente fazer combinações. Por vezes, as pessoas colocam apenas algumas peças vintage que marcam a diferença para uma decoração banal.

Partilhar